Divulgando meu negócio

7 estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas

Estratégias de marketing digital para pequenas empresas

Quando o assunto é divulgação, uma das maiores queixas que ouço de donos de pequenas empresas é a falta de dinheiro para investir em estratégias de marketing digital. Afinal de contas, é caro divulgar na internet, não é mesmo? É claro que não!

É verdade que contratar um profissional para criar e implementar uma estratégia de marketing pode ser mais fácil, mas você mesmo pode aumentar a visibilidade da sua empresa com algumas técnicas de baixo custo — ou até mesmo gratuitas.

Neste artigo, vou apresentar para você 7 estratégias de marketing digital que são gratuitas e fáceis de implementar. Com elas, você poderá aumentar sua visibilidade online, atrair novos clientes e fortalecer o relacionamento com os existentes, tudo isso sem precisar gastar muito.

Vamos lá?

As melhores estratégias de Marketing Digital

1. SEO (Otimização para Motores de Busca)

SEO como estratégia de marketing digital
Imagem gerada com Microsoft Designer

O SEO, ou Otimização para Motores de Busca, pode ser um grande aliado para a visibilidade online do seu negócio.

Essa técnica envolve um conjunto de práticas que ajudam o seu site a aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca no Google. O objetivo é simples: atrair visitantes realmente interessados nos produtos ou serviços que você oferece.

Eu já escrevi aqui para o blog um artigo bem completo com tudo o que você precisa saber sobre SEO. Mas aqui vou resumir algumas técnicas simples que vão melhorar muito o ranqueamento do seu site no Google.

Pesquisa de palavras-chave

O primeiro passo para uma boa estratégia de SEO é entender o que seu público está procurando — e uma forma de fazer isso é por meio da pesquisa de palavras-chave.

Você pode usar o Google Keyword Planner para descobrir quais palavras e frases são relevantes para o seu ramo de negócios. Por exemplo, se você tem uma loja de maquiagem, ao inserir a palavra “maquiagem” na ferramenta, ela vai sugerir alguns termos que os usuários pesquisam relacionados ao assunto, como “maquiagem barata” ou “maquiagem noiva”.

Você também pode usar o Google Trends para descobrir os assuntos relacionados ao seu negócio que estão em alta no momento.

Então, você pode incluir esses termos sugeridos nos seus conteúdos. Assim, seus possíveis clientes vão te encontrar com mais facilidade no Google — e você ainda vai ter várias ideias de conteúdos!

Títulos e meta descrições

Quando alguém busca por algo no Google, o primeiro contato que que a pessoa tem com o seu conteúdo é o título e a meta descrição (um pequeno texto que aparece logo embaixo do título do artigo na pesquisa do Google).

Então, crie títulos atraentes e meta descrições que incluam as palavras-chave principais e que deixem claro o seu conteúdo. Isso faz toda a diferença na hora de atrair visitantes para o seu site.

Além de um título interessante, fique atento a como a frase e meta descrição vão aparecer nos resultados de pesquisa. O ideal é o título e a meta descrição apareçam por completo, sem cortes.

Para isso, procure escrever títulos de até 60 caracteres, e meta descrições de até 156 caracteres. Assim, você garante uma experiência melhor ao usuário (e uma melhor posição no Google).

URLs amigáveis

Outra técnica de SEO que faz parte das estratégias de marketing digital são as URLs amigáveis. Isso significa que os links para as páginas do seu site devem ser fáceis de ler e escrever, curtas, e devem indicar claramente o assunto da página.

Pense nas URLs como o endereço da sua casa: quanto mais fácil de lembrar e entender, melhor!

Da mesma forma, ao usar URLs curtas e informativas, você ajuda tanto os motores de busca quanto os usuários a navegarem melhor pelo seu site.

Por exemplo, é muito mais fácil encontrar uma página com a URL “meusite.com/serviços” do que uma URL “meusite.com/jhvbwr2461”, não é mesmo? Então, quando estiver editando uma página ou conteúdo do seu site, não se esqueça de editar a URL.

Mas não se preocupe! No WordPress, por exemplo, essa alteração é bem simples de fazer e, muitas vezes, automática. Só fique de olho!

Conteúdo de qualidade

Conteúdo é um dos principais elementos quando o assunto é SEO. Afinal, o que adianta “mover o mundo” para atrair um possível cliente para o seu site e oferecer algo sem valor?

Por isso, produza material original, relevante e de alta qualidade, que realmente responda às perguntas e necessidades do seu público. Isso não apenas atrai visitantes, mas também os mantém engajados e aumenta as chances de conversão.

Velocidade do site

Um site rápido é fundamental para ranquear bem no Google, porque os algoritmos dos mecanismos de busca priorizam sites que proporcionam uma boa experiência ao usuário.

Vamos ser sinceros: você já deixou de acessar um site porque ele demorou de carregar ou não carregou completamente, não é verdade? Então, não deixe que isso aconteça com seus possíveis clientes.

Invista em fotos e design de qualidade, mas que sejam mais leves. Isso melhora muito o tempo de carregamento do seu e faz com que menos usuários desistam de acessá-lo!

Além disso, use ferramentas da sua plataforma de hospedagem para identificar e corrigir possíveis problemas de velocidade. Por exemplo, algumas plataformas oferecem uma CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo, em inglês) que melhora tanto a velocidade quanto a segurança do seu site automaticamente.

A HostGator1, que é a plataforma de hospedagem que eu uso para o Divulgando Meu Negócio, possui CDN gratuita para todos os planos de hospedagem. Inclusive, como ela inclui hospedagem WordPress, eu consigo fazer todas as melhorias de SEO do site com muita facilidade.

Eu uso a HostGator desde que iniciei o blog e ela sempre me atendeu muito bem. Super recomendo!

Responsividade

Atualmente, a maioria das pessoas acessam a internet por meio dispositivos móveis. Por isso, é obrigatório que o seu site ofereça uma boa experiência tanto em computadores como em smartphones.

Ter um site responsivo significa que o tema, as imagens e conteúdo do seu site deve se adaptar aos diferentes tamanhos de tela sem distorções. Assim, os usuários podem encontrar com facilidade o que procuram dentro do seu site.

Como a responsividade dos sites já é um requisito de ranqueamento dos mecanismos de busca há muito tempo, grande parte dos temas disponíveis atualmente nas plataformas de gerenciamento de sites se adaptam automaticamente a diferente tamanhos de tela.

Mesmo assim, pode ser necessário fazer alguns ajustes para tornar a experiência de navegação mais fluída em telas pequenas.

Então, quando estiver editando uma página do seu site, não se esqueça de pré-visualizar o rascunho tanto na versão para computadores quanto para dispositivos móveis, e fazer os ajustes, se necessário.

Escaneabilidade

Outro fator que os algoritmos dos mecanismos de busca levam em consideração ao ranquear uma página nas pesquisa é a escaneabilidade, ou seja, o quão fácil é ler aquela página. Basicamente, isso inclui a formatação e organização do texto e das imagens, e o tema do site.

Essas são algumas dicas que melhoram a escaneabilidade do seu site:

  • Títulos e subtítulos: dividir o conteúdo em seções facilita a busca de informações.
  • Parágrafos curtos: manter os parágrafos curtos e diretos evita que a leitura se torne cansativa.
  • Listas: usar listas ajuda a destacar pontos importantes, pois elas ajudam a organizar a informação de forma mais clara.
  • Destaque termos importantes: usar o negrito ou itálico chama a atenção para os pontos principais da página.
  • Imagens e gráficos: incluir elementos visuais torna o conteúdo mais interessante e facilita a compreensão.
  • Formatação: um layout limpo, com espaçamento adequado entre parágrafos, letras fáceis de ler e alto contraste entre o fundo e o texto, melhora a legibilidade.

2. Produção de Conteúdo

Conteúdo como estratégia de marketing digital barata
Imagem gerada com Microsoft Designer

Outra estratégia de marketing digital que aumenta a visibilidade de pequenas empresas é a produção de conteúdo. Basicamente, essa estratégia consiste em distribuir informações relevantes para um público específico.

Ao produzir conteúdo sobre sua empresa e seu ramo de negócio, você consegue educar seu público, aumentar a percepção de autoridade, construir um relacionamento mais próximo e duradouro com os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

Veja alguma técnicas simples para melhorar a produção de conteúdo para sua empresa:

Conheça seu público-alvo

Atualmente, existem diversas maneiras de criar e distribuir conteúdo, mas nem todas funcionam para todas as empresas. Por quê? Porque diferentes tipos de conteúdo atraem diferentes públicos.

Por isso, antes de começar a criar qualquer tipo de conteúdo, é fundamental entender quem é o seu público-alvo. Faça uma pesquisa com seus atuais (ou possíveis) clientes para descobrir suas necessidades, interesses e desafios.

Uma das formas mais simples de fazer essa pesquisa é durante as conversas do dia a dia com seus clientes. Mas, se isso não for possível, você pode usar o Google Keyword Planner e o Google Trends para ter uma ideia do que as pessoas tem pesquisado sobre assuntos relacionados ao seu ramo de negócios.

Além disso, você também pode analisar o comportamento dos clientes dos seus concorrentes diretos. Porém, o ideal é que, a medida que você for criando sua audiência, você foque em conhecer os seus clientes para oferecer um diferencial competitivo.

Quanto mais você conhecer seu público, mais fácil será criar conteúdos que realmente cativam. Afinal de contas, o conteúdo deve sempre atender às demandas da sua audiência!

Crie um calendário editorial

Planejar seus conteúdos com antecedência é uma excelente maneira de garantir consistência e organização.

Com um calendário editorial você consegue visualizar quais tópicos serão abordados ao longo do tempo. Dessa forma, você garante que vai abordar uma variedade de assuntos relevantes.

Além disso, escolher o tema dos seus conteúdos com antecedência é a melhor forma lidar com os dias de bloqueio criativo, pois você já sabe sobre o que precisa falar. Assim, você consegue manter uma boa frequência e qualidade nas postagens.

Montar um calendário editorial pode ser bem simples. Por exemplo, eu uso uma planilha do Excel. Nela eu coloco os temas dos artigos, um resumo do que ele deve abordar e a data em que ele deve ser publicado.

Diversifique o conteúdo

Independente de para qual plataforma você produz o conteúdo da sua empresa, é importante diversificar as abordagens. O objetivo de criar conteúdo e guiar os visitantes através da jornada de compra, não apenas gerar entretenimento.

Para isso, você precisa criar pelo menos três tipos de conteúdo:

  • Topo do funil: o objetivo é educar e informar. Aqui, você quer atrair visitantes que ainda estão descobrindo suas necessidades e interesses. Quanto mais informativos e úteis forem esses conteúdos, maior a chance de você conquistar a atenção do seu público.
  • Meio do funil: conteúdos que os ajudam a considerar suas opções. Esses materiais devem aprofundar o conhecimento do visitante sobre as soluções disponíveis para seu problema e mostrar como elas podem ajudá-lo a resolver seus desafios.
  • Fundo do funil: conteúdos que ajudam potenciais clientes a tomar a decisão de compra. Esse tipo de conteúdo pode ser o empurrãozinho que falta para transformar um visitante em cliente!

Mas como se organizar para produzir esses três tipos de conteúdo?

Basicamente, cerca de 80% dos conteúdos costumam ser de topo de funil, com a intensão de atrair novos visitantes para um site e/ou rede social. Os outros 20% são de meio e fundo de funil, que ajudam os visitantes a tomar uma ação.

3. E-mail Marketing

E-mail marketing como estratégia para pequenas empresas
Imagem gerada com Microsoft Designer

Para muitos o e-mail está ultrapassado. Mas quem de nós nunca voltou em um site para concluir uma compra depois de receber um e-mail com um cupom de desconto? Eu já. Muuuitas vezes!

A verdade é que, embora seja um meio de comunicação menos utilizado atualmente, o e-mail ainda pode ser uma ferramenta muito eficaz em uma estratégia de Marketing Digital.

Quando usando da maneira correta, o e-mail marketing ajuda a promover seus produtos e serviços, informar os clientes sobre novidades e ofertas da sua empresa ou nutrir o relacionamento com seus clientes.

Além disso, ao contrário de outras plataformas, onde você depende de algoritmos para que seu conteúdo seja visualizado, com o e-mail você tem certeza que seu conteúdo vai ser entregue.

Veja algumas técnicas simples que você pode aplicar:

Construção da base de contatos

O primeiro passo para uma boa campanha de E-mail Marketing é construir sua lista de contatos.

Você pode começar coletando e-mails de clientes e potenciais clientes no seu site. Uma maneira eficaz de fazer isso é oferecer algo em troca, como um e-book gratuito, descontos ou conteúdos exclusivos em troca das informações de contato do usuário.

É verdade que pode ser difícil conseguir muitos contatos no começo, mas não caia na tentação de comprar listas prontas. Envie e-mails apenas para pessoas que autorizaram isso!

Afinal de contas, todo mundo odeia spam, e isso pode fazer sua empresa ficar mal vista. Além do mais, respeitar a privacidade do seu público é fundamental para construir um relacionamento duradouro!

Conteúdo do e-mail

A qualidade do conteúdo que você envia é essencial para manter o interesse dos seus contatos. Então, crie e-mails que sejam relevantes e valiosos!

Pense em momentos estratégicos para enviar suas mensagens, como:

  • Boas-vindas: envie um e-mail de boas-vindas quando alguém se inscrever na sua lista. Isso cria uma ótima primeira impressão e mostra que você valoriza a nova conexão.
  • Promoções: informe seus assinantes sobre promoções e descontos exclusivos. Isso não apenas incentiva as vendas, mas também faz com que seus clientes se sintam especiais.
  • Newsletter: envie atualizações regulares sobre sua empresa, novos produtos e artigos do blog. As newsletters são uma ótima maneira de manter seus contatos informados e engajados.

Ferramentas de automação

Para gerenciar suas campanhas de E-mail Marketing de forma eficaz, você vai precisar de uma plataforma de automação.

Esse tipo de ferramenta é importante porque ela permite que você tenha acesso a informações que vão te ajudar a descobrir se se suas campanhas estão funcionando ou não, como taxas de entrega e de abertura de e-mail.

Com uma plataforma de automação de e-mail marketing você também consegue programar o envio automático de alguns tipos de e-mails, o que vai facilitar muito o seu dia a dia.

Mas, como eu prometi que as estratégias desse artigo seriam gratuitas, aqui vai o pulo do gato: muitas ferramentas de automação de e-mail marketing oferecem pacotes gratuitos para quem ainda possui poucos contatos.

Por exemplo, a SendPulse2 tem um pacote totalmente gratuito para automação de campanhas de marketing por e-mail com limite de até 500 contatos e envio de 15 mil e-mails mensais. É uma ótima forma de começar a investir nessa estratégia sem comprometer o orçamento!

4. Google Meu Negócio

Google Meu Negócio aumentar a visibilidade
Imagem gerada com Microsoft Designer

Se você tem uma loja física, o Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosa para atrair novos clientes, pois ela permite que você crie e gerencie um perfil comercial no Google.

Esse perfil aparece nos resultados de busca e no Google Maps, facilitando que os clientes encontrem informações importantes sobre sua empresa, como endereço, horário de funcionamento, fotos e avaliações.

Além disso, quando você cadastra sua empresa no Google Meu Negócio, isso aumenta a sua visibilidade nos resultados de busca locais relacionados ao seu negócio — o atrai mais clientes.

Veja como é simples cadastrar sua empresa:

  • Criação do perfil: acesse o site do Google Meu Negócio e crie um perfil para sua empresa. O processo é gratuito, simples e rápido, semelhante ao de criar uma conta de e-mail.
  • Verificação: depois de criar o perfil, você precisará verificar sua empresa para confirmar que você é o proprietário. Isso pode ser feito por telefone, e-mail ou correio. Essa etapa é fundamental para garantir que apenas você tenha controle sobre as informações da sua empresa.
  • Personalização: quando sua empresa estiver verificada, personalize o perfil adicionando fotos, uma descrição atraente, horário de funcionamento e outras informações relevantes. Quanto mais completo for o seu perfil, melhor será a experiência dos clientes ao encontrá-lo.
  • Monitoramento e resposta: uma vez que seu perfil estiver ativo, acompanhe as avaliações e responda aos clientes. Isso vai mostrar que você se importa com o feedback deles e está disposto a manter um bom relacionamento, mesmo quando há avaliações negativas.

5. Parcerias Estratégicas

Parcerias podem ser uma ótima estratégia de marketing digital.
Imagem gerada com Microsoft Designer

As parcerias são uma excelente estratégia de marketing digital para pequenas empresas, pois aumentam o alcance e a credibilidade da sua marca.

Quando uma marca respeitada recomenda seus serviços ou produtos, isso gera confiança nos consumidores. Além disso, parcerias permitem que você alcance novos públicos, aumente sua base de clientes e potencialize suas vendas.

O melhor é que quando duas empresas colaboram, ambas se beneficiam, — e esse crescimento conjunto que pode ser muito vantajoso para todos.

Mas como investir nessa estratégia?

O primeiro passo para estabelecer parcerias bem-sucedidas é procurar empresas que compartilhem valores e objetivos semelhantes aos seus. O ideal é que as empresas parceiras não sejam suas concorrentes, mas que atuem em segmentos complementares.

Por exemplo, uma floricultura pode se unir a uma empresa de organização de eventos. Dessa forma, ela vão oferecer um serviço mais completo e atraente para seus clientes — além de lucrar mais com isso.

Veja mais algumas ideias que você pode aplicar na parceria com outras empresas:

  • Promoções cruzadas: descontos em produtos complementares de ambas as empresas. Por exemplo, uma loja de roupas pode fazer parceria com uma loja de calçados, oferecendo um desconto na compra de ambos os itens.
  • Eventos colaborativos: eventos onde ambas as marcas possam participar e se promover. Isso pode incluir feiras, workshops ou lançamentos de produtos. Por exemplo, duas empresas de saúde e bem-estar podem realizar um evento conjunto sobre dicas de vida saudável.
  • Conteúdos educativos: oferecer conteúdos educativos para o público das duas (ou mais) empresas. Isso pode incluir webinars, lives ou e-books. Por exemplo, um nutricionista e um personal trainer podem criar uma série de vídeos com dicas de alimentação e exercícios.

6. Prova Social

Prova social aumenta as chances de venda
Imagem gerada com Microsoft Designer

A prova social é um um tipo de gatilho mental, ou seja, um tipo de estímulo externo que influencia na tomada de decisão.

Geralmente, as pessoas tendem a seguir as ações e opiniões de outras. Por isso, quando os consumidores estão indecisos sobre uma compra, é normal que eles pesquisam sobre a experiencias que outras pessoas tiveram com determinado produto.

No meio digital, a forma mais comum dos consumidores buscarem aprovação social é analisando comentários de outros clientes, as resenhas de influenciadores ou opinião de conhecidos confiáveis, por exemplo.

Em uma estratégia de marketing digital, podemos usar depoimentos, avaliações, estudos de caso e outros tipos de feedback dos clientes para influenciar positivamente a decisão de compra dos visitantes.

Veja algumas formas de usar a prova social para reforçar a credibilidade da sua marca:

  • Depoimentos: comentários positivos de clientes satisfeitos são uma forma direta de mostrar que seu produto ou serviço é eficaz. Eles podem ser exibidos em seu site, redes sociais e materiais promocionais.
  • Avaliações: plataformas como Google, Shopee e o Mercado Livre permitem que os clientes deixem avaliações sobre o produto e a empresa. Ter uma média de avaliações positivas alta aumenta a confiança dos consumidores para fechar uma compra.
  • Estudos de caso: histórias detalhadas sobre como seu produto ou serviço ajudou um cliente específico são ótimas para demostrar a eficácia do que você oferece.
  • Influenciadores: recomendações de figuras públicas ou influenciadores digitais podem ter um grande impacto. Quando uma pessoa respeitada no seu nicho recomenda seu produto, isso aumenta sua credibilidade.
  • Certificações e selos de qualidade: reconhecimentos oficiais que atestam a qualidade do seu produto ou serviço são uma excelente forma de construir confiança. Mostrar esses selos em seu site pode tranquilizar os visitantes sobre a qualidade do que você oferece.

Então, sempre que possível, incentive seus clientes a deixarem seu feedback nas plataformas onde sua empresa está cadastrada. Você pode fazer isso após uma compra, enviando um e-mail ou através de mensagens nas redes sociais.

7. Promoções e descontos

Promoções e descontos fazer parte das estratégias de marketing digital.
Imagem gerada com Microsoft Designer

Por fim, oferecer descontos e ou fazer promoções especiais é uma estratégia de marketing porque ajuda a atrair e reter clientes. O seu objetivo principal é aumentar as vendas, melhorar a satisfação do cliente e fortalecer a lealdade à marca.

Como isso é possível?

Bom, oferecer desconto ou benefícios aos novos clientes ajuda a conquistar aqueles que estão inseguros para experimentar um novo produto ou serviço. Afinal de contas, além da qualidade, o preço muitas vezes influencia a decisão de compra!

Além disso, descontos e promoções podem aumentar o volume de vendas porque incentivam compras adicionais ou maiores. Por exemplo, uma promoção de “compre um, leve outro com desconto” pode incentivar os clientes a adquirir mais itens do que originalmente planejavam.

Oferecer descontos e promoções também contribui para a satisfação do cliente. Quando os consumidores sentem que estão fazendo um bom negócio, isso aumenta a percepção de valor sobre o produto e a empresa — e clientes satisfeitos recomendam sua marca para outras pessoas, contribuindo assim para o crescimento orgânico do seu negócio

Por fim, criar ofertas exclusivas e criativas é uma maneira eficaz de chamar a atenção dos consumidores e destacar sua marca em meio à concorrência.

Então, pense fora da caixa: invista em promoções sazonais, concursos ou ofertas personalizadas podem atrair novos clientes e engajar os existentes. A originalidade faz toda a diferença na percepção que os consumidores têm da sua marca..


Você já utilizou alguma dessas estratégias de marketing digital ou tem outras dicas para compartilhar? Eu adoraria ouvir sua opinião!

  1. Esse é um link de afiliado. Quando você realiza uma compra através desse link, eu ganho uma comissão! ↩︎
  2. Esse é um link de afiliado. Quando você realiza uma compra através desse link, eu ganho uma comissão! ↩︎
Avatar de Gabrielly Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SiteLock